Crédito Consolidado



1. O que é o Crédito Consolidado?

O Crédito Consolidado é uma solução que lhe permite agregar parte ou todos créditos num único novo crédito, do qual resulta apenas uma única prestação mensal. O valor da prestação mensal será sempre inferior à soma de todas as prestações individuais.

2. Tipos de Crédito Consolidado

Consideram-se dois tipos de crédito consolidado:

– Crédito Consolidado Com Hipoteca:

O crédito consolidado com hipoteca tem por base um empréstimo hipotecário ou crédito habitação. Neste tipo de crédito consolidado, parte ou todos os créditos que possui são englobados num novo contrato que tem como garantia o imovel hipotecado. No caso de não ter um crédito habitação, um imovel servirá também de garantia ao novo emprestimo.

– Crédito Consolidado Sem Hipoteca:

O crédito consolidado sem hipoteca permite juntar todos os créditos num unico crédito apenas, sendo que este novo credito não necessita de uma garantia, ou seja, nao tem um imóvel como colateral.

3. Redução dos Encargos Mensais

O crédito consolidado permite-lhe reduzir os encargos mensais em cerca de 60%, podendo em alguns casos chegar aos 70%. Para credito consolidado sem hipoteca a redução dos encargos tende a ser menor. Uma vez que o crédito consolidado sem hipoteca nao tem garantia, o prazo de pagamento do crédito é menor, resultando numa menor diluição das prestações individuais, o que se traduz numa prestação mensal superior ao crédito consolidado com hipoteca.

4. Vantagens do Credito Consolidado

Ao optar por consolidar créditos, você consegue reduzir, de forma significativa os seus encargos mensais com créditos, aliviando o sufoco financeiro em que vive. Ao baixar o valor total da prestação mensal, ganha alguma margem de manobra para equilibrar o orçamento familiar.

Além de baixar a prestação mensal, ao juntar os créditos num único novo credito, deixa de se ter que preocupar com o pagamento de várias prestações a várias instituições em diferentes datas. Com o crédito consolidado terá apenas de efectuar o pagamento de uma única prestação mensal.

O crédito consolidado é, regra geral, um crédito facil de obter (crédito consolidado com hipoteca). Ao longo dos tempos, o processo de obtenção de crédito tem vindo a ficar mais facil e celere e actualmente é possivel evitar a burocracia associada ao processo de obtenção de crédito utilizando a internet.

Quanto às amortizações, dependem da agência financeira ou banco que fornece o credito consolidado. Regra geral, as amortizações podem ser feitas na totalidade ou parcialmente e não têm qualquer custo associado, ou seja, são gratuitas.

O crédito consolidado é um crédito com total flexibilidade em termos de reutilização, sendo que o montante de pagamento é variável em função do valor utilizado.

Para obter um crédito consolidado não necessita mudar de banco.

5. Desvantagens do Crédito Consolidado

Existem algumas desvantagens associadas ao crédito consolidado, nomeadamente penalizações por reembolso antecipado, comissões e juros.

6. Simular Credito Consolidado

A maior parte das financeiras que fornecem crédito consolidado colocam à disposição dos seus utilizadores alguns simuladores de crédito consolidado. Antes de optar por um crédito consolidado consulte sempre as condições que as várias agências lhe fornecem, nunca se fique pela primeira. Faça a simulação do credito e veja em que condições este se adequa à sua situação actual e veja em que situações o mesmo é comportável.

7. Comparar créditos consolidados / TAEG

Antes de optar por um crédito consolidado procure entender todas as condições que estão associadas. Faça sempre comparações entre as condições que as várias financeiras lhe oferecem para o mesmo crédito. Para comparar creditos consolidados utilize como referência a Taxa Anual Efectiva Global de Encargos (TAEG), pois sendo esta uma taxa efectiva, reflecte o custo total que irá ter com o emprestimo que está a considerar, já incluindo seguros, comissões e juros.

8. Responsabilidade no recurso ao crédito

Seja responsável no recurso ao crédito. Certifique-se que a proporção do rendimento mensal que tem afecta ao pagamento de creditos é inferior a 50% (taxa de esforço). Deve apenas optar por um crédito se este for comportável. Ao ponderar um credito, deve considerar o impacto do mesmo não só no presente como também no futuro. Senão tiver a certeza, em qualquer caso, que consegue lidar com os encargos associados ao crédito, não avance. Evite o endividamento.

Comments (14) Write a comment

  1. Excelente informação sobre o credito consolidado. Estou a pensar pedir um mas tinha algumas duvidas. Este site veio mesmo a calhar. Bom trabalho 😉

  2. Boa explicação. Fartei-me de procurar informação sobre credito consolidado na internet e só me apareciam sites para pedir creditos e nenhuma informação. Este site é o melhor site de informação sobre o tema! Vou recomendar. Obrigado!

  3. Muito bom conteudo sobre o credito consolidado. Sem duvida o site de referência para todos os que procuram informação sobre esta solução. Parabéns.

  4. informação simples e de grande utilidade para quem procura saber mais sobre o credito consolidado. bem explicado!!

  5. Preciso de um credito para pagar a minha casa e todos os meus creditos e que fique so com uma prestação.

  6. Boa tarde:
    Possuo varios créditos e pretendo reunir se possivel num unico.Não pode ser com hipoteca porque o valor em divida da casa já está “esticado” ao máximo. Não tenho neste momento atrasos nas prestações e não tenho incidências no Banco de Portugal. Receio dentro de algum tempo, não ter condições para poder cumprir com todas as minhas obrigações! Será que teêm algum produto que se possa enquadrar no que necessito?
    Aguardo resposta
    Cumprimentos
    carlos Matias

  7. oi tou presizado muito de dinheiro para pode quinta uma divida, me explicam sobre o emprestimo online

  8. oi meu gostaria muito sabem como que fuciona o emprestimo online

  9. Boa tarde! estou em busca de um credito online deste podem me ajudar no aguardo.

  10. em que banco eu consigo este emprestimo consolidario, eu precisava saber

    em que banco eu consigo tirar este emprestimo alias este credito consolidado

  11. Boa ta4rde,

    preciso de um emprestimo para realinhar minha vida financeira, posso conseguir com vcs? qual o procedimento a seguir.

    Atenciosamente

    Eduardo Cardoso

Deixar uma resposta

Required fields are marked *.