Emprestimo Aposentados



Os aposentados ou pensionistas do INSS têm emprestimo com pagamento facilitado em até 60 meses e a possibilidade de realizar os projetos da sua vida. O Governo Federal viu na regulamentação do emprestimo consignado no INSS uma forma de facilitar o acesso ao crédito pelos aposentados e pensionistas, especialmente por viabilizar empréstimos com taxas de juros muito menores que as praticadas usualmente pelo mercado financeiro. Desde 17 de dezembro de 2003 quando esta modalidade de emprestimo foi criada pelos Ministérios da Previdência Social, da Fazenda e da Justiça inicialmente até o final de 2004 a linha de crédito somente era oferecida pela Caixa Econômica Federal (Banco estatal Brasileiro) Hoje quase todos os bancos e financeiras Brasileiras possuem em seu portfólio o emprestimo consignado para aposentados. O valor das parcelas é descontado diretamente do benefício previdenciário. As taxas de juros cobradas são formalizadas segundo critérios próprios de cada banco ou instituição financeira conveniada. É vedada a prática de encargos diferenciados por uma mesma instituição financeira conveniada para titulares de benefícios na mesma Unidade da Federação, admitindo-se, contudo, variação exclusivamente em função do prazo, que em todo o caso, deverá respeitar o limite máximo de 36 (trinta e seis) parcelas.

A Previdência Social divulga em sua página na internet as taxas de juros médias praticadas pelas as instituições conveniadas, as quais têm variado de 1,5% a 3,90% ao mês em função do prazo de amortização e carência dos empréstimos, para saber mais acesse o portal o Ministério da Previdência Social em (www.previdencia.gov.br)

Para que o aposentado obtenha credito através do emprestimo consignado para aposentados, basta que o mesmo se dirija a um banco ou instituição financeira credenciada ao INSS com seus documentos pessoais e o número do beneficio ao INSS. A instituição financeira conveniada envia as informações para a DATAPREV (Empresa responsável pelo processamento de dados da Previdência Social) que verificará se é possível o desconto no valor mensal da aposentadoria ou pensão por morte, este não podendo ultrapassar 30% do valor do beneficio recebido, estando os documentos e a margem do desconto consignado dentro dos parâmetros aceitáveis por lei, a liberação ao empréstimo é concedida, normalmente os bancos e instituições financeiras credenciadas realizam depósitos diretamente na
conta do titular do empréstimo.

Algumas instituições mantêm em seus sistemas eletrônicos uma pré-aprovação de empréstimo consignado ao aposentado, neste caso basta que o aposentado ou pensionista do INSS realize a operação diretamente em um caixa eletrônico da instituição conveniada, o processo é muito simples e o valor solicitado será disponibilizado em conta em até 24 horas.

O emprestimo aos aposentado é a modalidade de emprestimo que mais cresceu no Brasil nos últimos anos, e com o forte crescimento veio o crescente número de fraudes e golpes envolvendo aposentados e pensionistas, muitos beneficiários do INSS caíram em golpes ou foram alvos de fraudes. Novidades surgirão em breve na concessão de empréstimos nesta modalidade, pois o INSS esta trabalhando firme para combater fraudes e abusos por parte das Instituições Financeiras, as quais por muitas vezes fazem propagandas falsas em relação ao empréstimo consigando ao aposentado e pensionistas.

Deixar uma resposta

Required fields are marked *.