Empréstimo Online



No que toca ao empréstimo online, todo cuidado é pouco. Quando se trata de sua vida financeira a cautela deve vir em primeiro lugar. Mas infelizmente nem sempre é isso o que vem acontecendo nos últimos tempos. Muita gente está deixando de lado a precaução e se deixando levar por pessoas ou instituições financeiras que agem de má-fé para lesar o consumidor com um empréstimo online fraudulento.

Entre as maiores vítimas das fraudes com empréstimos online estão os aposentados. Segundo números divulgados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), só em 2011 foram mais de 3.300 casos de fraudes financeiras comprovadas, além de 15 mil reclamações sobre empréstimos. De acordo com o próprio INSS esse número pode ser ainda maior, já que muitos preferem não registrar queixa e acabam pagando o prejuízo sozinhos.

O maior tipo de golpe são os empréstimos feitos em nome dos aposentados, mas sem a autorização destes. Muitas vezes, com ajuda de parentes, utilizando inclusive documentos falsificados, eles conseguem realizar transações bancárias e são feitos créditos para debitar diretamente na conta da vítima, que acaba pagando tudo por desconhecimento ou por não querer provocar uma briga maior ainda em família.

Para evitar esse e qualquer outro tipo de fraude financeira contra pessoas físicas, a primeira coisa a fazer é ter atenção. Nunca assine nenhum documento que você não tenha certeza do conteúdo e tenha todos os seus documentos muito bem guardados. Caso você desconfie de algo errado em sua conta bancária, vá imediatamente no seu banco e peça para suspender qualquer cobrança que não tenha sido previamente autorizada.

Mas nem só os aposentados fazem parte da lista de vítimas desse tipo de fraude bancária. Outro grupo constantemente “perseguido” são os consumidores que têm seu nome na lista do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e por isso não possuem muitas opções de crédito. Muitas delas procuram o empréstimo online e acabam caindo em golpes como as das empresas fantasmas que prometem juros baixos e cobram sempre parcelas adiantadas do pagamento antes mesmo da entrega do dinheiro. Ingenuamente alguns acabam pagando essas parcelas e quando vão cobrar pelo dinheiro a empresa não é mais localizada.

Antes mesmo de contratar um empréstimo online a primeira atitude a ser tomada é fazer uma sondagem das empresas ofertantes junto ao Procon, órgão de defesa do consumidor. Lá é possível consultar uma lista das empresas que foram acionadas pelos consumidores e saber o motivo de cada ação. Faça ainda uma pesquisa de juros de mercado. Não é porque você está com o nome no SPC que isso dá às financeiras o direito de cobrar juros exorbitantes. Consulte a empresa onde você trabalha, muitas fecham contratos com financeiras, oferecendo melhores taxas para funcionários de instituições parceiras.

Fazer uma breve pesquisa na internet pedindo informações a quem já tenha utilizado o serviço e mesmo consultando amigos e conhecidos que já tenham conseguido empréstimo online com a mesma operadora de crédito. Nunca pague nenhuma parcela adiantada do empréstimo se você ainda não tiver recebido o depósito da quantia contratada. A primeira parcela já é suficiente para as empresas de fachada sustentarem o negócio e abrirem outro website para continuar com o golpe.

Comments (3) Write a comment

  1. ola sou outoma trabalho por mim mesmo eu poderia ta fazendo emprestimo de 700 reais

  2. EU GOSTARIA DE UM EMPRESTIMO ON LAINE POR FAVOR, ME AJUDE TENHO RESTRIÇAO NO BANCO

  3. Boa tarde
    gostaria emprestimo de R$ 30 mil reais pago conforme combinação, trabalho em telecomunicações. nao faço pagamentos adiantados

Deixar uma resposta

Required fields are marked *.