Se você não está familiarizado com o credito consolidado provavelmente desconhece a existência das modalidades que são praticadas neste tipo de credito. Consideram-se duas modalidades de credito consolidado, nomeadamente o credito consolidado com hipoteca e o credito consolidado sem hipoteca.
O credito consolidado com hipoteca é a modalidade mais praticada das duas e, como o próprio nome sugere, este credito consolidado é criado com base num credito hipotecário. Na maior parte dos casos, contrai-se uma segunda hipoteca sobre o seu imóvel e o imóvel fica como colateral ou garantia do credito consolidado, o que confere à entidade que fornece o credito consolidado o direito em ficar com o imóvel no caso de se verificar incumprimento do contrato de credito da sua parte. O montante da hipoteca é ampliado para fazer face às despesas e desta forma fica a beneficiar das condições mais atractivas que os emprestimos hipotecarios oferecem. Normalmente o prazo da segunda hipoteca também é alargado para que fique a pagar menos todos os meses e ganhe uma margem de manobra para que possa reequilibrar o orçamento familiar.
A segunda modalidade de credito consolidado é conhecida por credito consolidado sem hipoteca.
Neste tipo de credito consolidado, como o nome sugere, não existe a necessidade de ter ou dar um imóvel para fazer a consolidação dos creditos. Esta modalidade de credito consolidado é difícil de obter e normalmente os proponentes com incidentes ou prestações de creditos em atraso vêm o pedido de credito rejeitado na hora. Este tipo de credito consolidado não oferece condições tão favoraveis quanto a modalidade de credito consolidado com hipoteca. Uma vez que se trata de um credito sem garantia ou colateral, é um credito com um maior risco associado, o que se traduz num prazo de pagamento do credito mais curto e consequentemente em prestações de valor superior.
Se possui vários creditos em curso e está a ter dificuldades em cumprir os pagamentos das prestações desses creditos, provavelmente o credito consolidado é a solução ideal para si, contudo, deve entender plenamente o funcionamento deste credito bem como as condições associadas ao mesmo.
Quando utilizado de forma correcta, o credito consolidado é uma tabua de salvação para muitas familias que de outra forma não conseguiriam reequilibrar o orçamento familiar, contudo, quando mal utilizado, o credito consolidado pode ter consequências graves.
Muitas pessoas recorrem ao credito consolidado para fugir do sufoco financeiro em que vivem e reequilibrar o orçamento familiar, no entanto, após a consolidação dos creditos acabam aplicando a margem que ganharam em novos creditos gerando situações com consequências bastante sérias para o orçamento familiar.
Seja responsável no recurso ao credito e evite o sobreendividamento.
>> Voltar a Credito Consolidado.eu <<