Ter a tão sonhada casa própria, trocar o carro, fazer uma viagem, pagar a faculdade… são diversos os motivos pelos quais mais e mais brasileiros buscam empréstimos bancários e a redução dos juros ajudou a aquecer ainda mais esse tipo de oferta. A facilidade de conseguir crédito com tantas empresas oferecendo esse serviço também ajuda a atrair o público que está em busca de um dinheiro extra para colocar seus planos em dia.
Recentemente uma nova modalidade de empréstimos vem ganhando espaço e conquistando a confiança dos consumidores. É o empréstimo online, que pegou o gancho das ofertas por telefone e está se tornando cada vez mais comum entre as opções de ofertas de dinheiro. Basta fazer uma pequena busca no Google e você vai encontrar uma dezena de opções bastante atraentes de empréstimos online sem burocracia, sem análise de crédito e com taxas inferiores às do mercado.
Normalmente essas mesmas páginas prometem crédito de forma simples e rápida, somente com um cadastro prévio. A maioria dessas empresas exige o preenchimento de um formulário, oferece uma simulação e, se o consumidor estiver satisfeito com o valor das parcelas, o negócio pode ser fechado.
A grande maioria da população que recorre a esse auxílio financeiro ainda prefere fazer da maneira antiga, ir pessoalmente nas lojas e financeiras e conversar frente à frente com o gerente, o que dá uma maior sensação de segurança. Mas há os que confiam na web a ponto de realizar uma transação financeira dessas. O problema é que muitas vezes, seja por falta de experiência, conhecimento ou mesmo ingenuidade muitos brasileiros caem no golpe de bandidos que criam sites virtuais para conseguir dinheiro. Mas há sim maneiras de obter um empréstimo online de forma segura.
Antes de contratar esse serviço o consumidor deve fazer uma pesquisa sobre os sites que oferecem o crédito. O internauta, antes de selecionar a empresa a qual contratar, pode consultar um grande aliado que é o Procon, órgão de defesa do consumidor, que atua não somente depois que os problemas acontecem, mas também ajuda a evitar possíveis transtornos. Muita gente não sabe, mas os Procons de todo país possuem uma lista com as empresas que foram acionadas seja por fraude ou por serviços de baixa qualidade. Essa lista pode ser acessada pela internet ou mesmo pode ser conseguida por quem vai pessoalmente à entidade em seu respectivo município.
Além disso, a própria internet oferece ferramentas para auxiliar na avaliação da idoneidade das ofertantes do crédito. Uma simples busca no Google pode ajudar a encontrar referências como queixas de consumidores que utilizaram o mesmo serviço e não estão satisfeitos ou até mesmo reportagens denunciando fraudes realizadas pela empresa pesquisada.
Outro gesto simples, mas que é bastante eficaz é o boca-a-boca, ou seja, pergunte sempre para um amigo que já tenha feito empréstimos virtuais. Se ele já buscou esse tipo de crédito e não teve problemas, ele será uma boa referência de onde você pode utilizar o mesmo serviço sem grandes transtornos no futuro.
Tomadas todas as medidas de segurança, é completamente possível conseguir um empréstimo online com segurança. Mas o que o consumidor precisa ter em mente, principalmente o que busca o crédito para quitar dívidas, é que os empréstimos devem ser utilizados como ferramentas de auxílio no equilíbrio das contas domésticas e não como um inimigo. Então ele deve sempre adequar suas parcelas de acordo com o que ele pode pagar no fim do mês sem comprometer seu orçamento.
Comments (12) Write a comment