O empréstimo é uma ferramenta que, se utilizada de forma sábia, atua positivamente no auxílio do equilíbrio das contas domésticas além de dar uma mãozinha na realização de sonhos. Cada vez mais acessível ao público em geral, os créditos estão ganhando espaço na rotina mensal de contas a pagar do brasileiro.
Mas apesar de experientes, muitas pessoas ainda não sabem escolher a melhor possibilidade de empréstimos para si e acabam optando por propostas nas quais a taxa de juros é maior. Talvez pela falta de tempo de ir de agência em agência, o consumidor acaba nem pesquisando as outras ofertas e por isso o prejuízo acontece.
Já o público que busca o empréstimo online tem a maior possibilidade de conseguir uma proposta com juros menores por causa da facilidade em pesquisar taxas, cobranças extras, benefícios, entre outros. Essa é a vantagem da internet.
Para acertar qual o empréstimo ideal para seu perfil basta fazer uma busca na web entre as financeiras e bancos de sua confiança que oferecem o empréstimo online e usar os simuladores do site para comparar qual a melhor taxa de juros, os melhores benefícios, prazos, etc. Mas fique atento: além dos impostos obrigatórios para todas as transações bancárias, como o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), devem ser inclusos na simulação a porcentagem de juros à ser paga pelo cliente e qualquer outra cobrança. Verifique também, se ao contratar o crédito você não está comprando um outro serviço embutido, como seguro, título de capitalização, ou qualquer outro valor que posso aumentar o montante pago no final do mês. Leia atentamente o contrato e se ainda houver dúvidas entre em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente seja pela internet ou telefone.
Outro aspecto que o consumidor deve ficar atento é quanto aos benefícios oferecidos pelos bancos para determinado “grupo”. Aposentados, pensionistas e funcionários públicos, por terem seus benefícios vitalícios garantidos, são a preferência das financeiras já que a possibilidade de inadimplência é muito menor. Com base nisso, algumas empresas oferecem taxas reduzidas para essa faixa de pessoas. Parcerias entre os bancos e associações, cooperativas, sindicatos e até mesmo empresas privadas podem garantir aos membros valores mais baixos na hora de solicitar o crédito.
Antes de recorrer a qualquer consignado procure saber se a empresa onde você trabalha ou associação da qual faz parte tem parceria com alguma instituição financeira que oferece empréstimos. Essas informações podem ser encontradas no próprio site onde é feita a simulação dos valores. Mas você pode encontrar também no setor administrativo da empresa.
A rapidez com que o dinheiro é depositado também auxilia na escolha do banco, já que o motivo maior de muitos empréstimos é quitar dívidas atrasadas. Os consumidores devem ficar atentos ainda em como diminuir o montante a pagar no fim das contas. Economista alertam que quanto menor o número de parcelas, menores serão os juros a serem pagos. Mas também não adianta escolher uma parcela muito alta e não conseguir quitá-la no fim do mês. Isso só traria mais juros e uma dívida muito maior. O ideal é, depois que localizou o melhor empréstimo de acordo com seu perfil, adequá-lo também de acordo com o seu salário para que o que antes era uma solução não te cause ainda mais problemas.
Comments (3) Write a comment